sexta-feira, 22 de maio de 2009

“Pão.Come” oferece alimento a visitantes e instituições - Crianças conhecem etapas do fabrico do pão


Jorge M. Alexandre
O Parque Municipal de Exposições foi durante três dias (14, 15 e 16), uma padaria aberta ao público e local de visita para crianças e também adultos poderem assistir “ao vivo e a cores” a todo o processo de fabrico de um dos produtos essenciais na alimentação: o pão. A iniciativa “Parque do Pão.Come” ofereceu a visitantes e instituições de solidariedade o pão produzido no evento.
O certame, promovido pela Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), em parceria com a autarquia da Lousã, tinha como principal objectivo uma vertente educacional, mas acabou por ser também um evento de cariz solidário pelos milhares de pães entregues aos visitantes, principalmente crianças, mas também às instituições de solidariedade social do concelho, como a ARCIL, Centro Social de Casal de Ermio, Centro Paroquial e de Solidariedade Social de Serpins, Vida Abundante e Santa Casa da Misericórdia da Lousã.
Durante três dias, a padaria instalada no recinto produziu ininterruptamente diversas variedades de pão, (sem sal, com ómega 3, fibra +), sempre com a ajuda das crianças das escolas que visitaram o evento, e sob o olhar atento dos padeiros, meteram, literalmente, “a mão na massa”. Os mais novos deliciaram-se com a iniciativa e, pouco habituados a verem “nascer” o pão, deixaram escapar algumas frases curiosas: “Parece plasticina”, “Que fixe… a massa é tão fofinha”.
(Continua na edição impressa 1149)

Sem comentários:

Enviar um comentário