Os preparativos para a festa de Nossa Senhora da Piedade estão prontos. Este ano, o Bispo de Coimbra D. Albino Cleto honra o concelho, ao presidir à procissão das velas, no dia 21 de Maio. O número de bandas que acompanha as procissões aumentou, graças à crescente participação de fiéis
Há 10 ou 15 anos, as procissões em honra de Nossa Senhora da Piedade eram participadas sobretudo por homens e crianças vestidas de anjo. Hoje, as mulheres acorrem em grande massa, vendo-se várias gerações a incorporarem a marcha com a mesma solenidade: avós, filhas e netas.
Não só fazem parte das procissões, como muitas mulheres envergam as opas da Irmandade da Senhora da Piedade, como promessa. Este aumento da afluência de mulheres é justificado por Marcolino Simões, secretário da Mesa da Irmandade, como estando relacionado com a “crescente emancipação” do sexo feminino.
Festejos de Nossa Senhora
Repique de sinos e salva de foguetes vão dar início às 8:00 do próximo domingo, dia 26, aos festejos da Nossa Senhora da Piedade, que se realizam anualmente. Às 17:00, a imagem de Nossa Senhora da Piedade desce da Ermida, em procissão solene, para a Igreja Matriz, com a participação das bandas da Sociedade Filarmónica Lousanense e da Associação Filarmónica Serpinense.
(Continua na edição do Trevim 1147)
Sem comentários:
Enviar um comentário