sexta-feira, 24 de abril de 2009
Ministro Vieira da Silva não poupou elogios aos projectos concelhios ligados à acessibilidade - “Aqui o futuro está construído”, diz governante
O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, considerou, sexta-feira, dia 15, no Salão Nobre, a Lousã um “concelho de vanguarda nas questões da acessibilidade, com trabalho continuado, aprofundado, bem feito, com resultados”
Convidado para a abertura do elevador do edifício da Câmara Municipal e para presidir à cerimónia de constituição da estrutura de missão do projecto “Lousã: Destino de Turismo Acessível”, o governante não poupou elogios ao Município “pela densidade de projectos e de ambição”, no domínio da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência em meio escolar, admitindo que, na sua generalidade, a sociedade civil se adiantou ao Estado, no que diz respeito à protecção da incapacidade.
(Continua na edição do Trevim 1147)
Assinado protocolo para a criaçãoda Estrutura de Missão
(Continua na edição do Trevim 1147)
De sexta a domingo - 35º aniversário do 25 de Abril com programa variado
O programa começa no dia 24, à noite, com a exibição do filme “Bom Povo Português”, no Cine-Teatro da Lousã, pelas 21:30. A entrada é gratuita mediante a aquisição prévia de bilhete disponível no Espaço Internet e Cine-Teatro (1 hora antes do início da sessão). Às 23:30, terá lugar no Parque Municipal de Exposições um concerto comemorativo alusivo à data, e intitulado “Cantar Abril”.
(Continua na edição do Trevim 1147)
Luís Antunes apresentou a nona edição do certame - Uma semana dedicada à juventude do concelho
A Semana da Juventude é uma iniciativa do pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Lousã e do Conselho Consultivo Municipal da Juventude e Desporto (CCMJD) e, este ano, terá um orçamento inferior ao da última edição, há dois anos.
(Continua na edição do Trevim 1147)
Festejos de Nossa Senhora da Piedade registam mais participantes - D. Albino Cleto preside à procissão de velas
Os preparativos para a festa de Nossa Senhora da Piedade estão prontos. Este ano, o Bispo de Coimbra D. Albino Cleto honra o concelho, ao presidir à procissão das velas, no dia 21 de Maio. O número de bandas que acompanha as procissões aumentou, graças à crescente participação de fiéis
Há 10 ou 15 anos, as procissões em honra de Nossa Senhora da Piedade eram participadas sobretudo por homens e crianças vestidas de anjo. Hoje, as mulheres acorrem em grande massa, vendo-se várias gerações a incorporarem a marcha com a mesma solenidade: avós, filhas e netas.
Não só fazem parte das procissões, como muitas mulheres envergam as opas da Irmandade da Senhora da Piedade, como promessa. Este aumento da afluência de mulheres é justificado por Marcolino Simões, secretário da Mesa da Irmandade, como estando relacionado com a “crescente emancipação” do sexo feminino.
Festejos de Nossa Senhora
Repique de sinos e salva de foguetes vão dar início às 8:00 do próximo domingo, dia 26, aos festejos da Nossa Senhora da Piedade, que se realizam anualmente. Às 17:00, a imagem de Nossa Senhora da Piedade desce da Ermida, em procissão solene, para a Igreja Matriz, com a participação das bandas da Sociedade Filarmónica Lousanense e da Associação Filarmónica Serpinense.
(Continua na edição do Trevim 1147)
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Legislação portuguesa omissa em casos de abandono em casa - CORPO DE MADDIE DEVE ESTAR “ALGURES” NA PRAIA DA LUZ
MARIA JOÃO BORGES
GONÇALO AMARAL ESTÁ CONVICTO QUE MADELEINE MACCANN MORREU NO DIA 3 DE MAIO DE 2007 E QUE O SEU CORPO ESTÁ “ALGURES” NA PRAIA DA LUZ, NO ALGARVE, ONDE A MENINA INGLESA FOI DADA COMO DESAPARECIDA, EM 2007
O EX-INSPECTOR DA POLÍCIA JUDICIÁRIA QUE COORDENOU AS INVESTIGAÇÕES OPERACIONAIS DA POLÍCIA PORTUGUESA DO CASO FOI AFASTADO DO CARGO NUMA ALTURA EM QUE “APENAS ERA PERMITIDA A PESQUISA DE RAPTO”, QUANDO AS SUAS INTENÇÕES ERAM INVESTIGAR A MORTE DA CRIANÇA. NUMA CONFERÊNCIA, SEXTA-FEIRA, DIA 3, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL, GONÇALO AMARAL REFORÇOU QUE O CORPO SÓ PODE ESTAR NA PRAIA DA LUZ, TENDO EM CONTA AS SUCESSIVAS VISITAS DO CASAL INGLÊS AO LOCAL. O EX-INSPECTOR ACREDITA TAMBÉM QUE A PRESENÇA DE GERRY MACCANN NO ALGARVE POSSA QUERER INDICAR QUE SE ESTEJA A PREPARAR O APARECIMENTO DO CORPO DA CRIANÇA.
CONTINUA NA EDIÇÃO DO TREVIM 1146
FILIPE SOARES É O CANDIDATO À CÂMARA DA LOUSÃ
Maria João Borges
Fonte próxima da Comissão Política de Secção do PSD da Lousã garantiu ao Trevim ser Filipe Soares o cabeça-de-lista à autarquia lousanense, no próximo acto eleitoral. "Está a ser consensual dentro da Comissão Política que a pessoa que reúne melhores condições para protagonizar uma candidatura à Câmara Municipal é o actual presidente do órgão", referiu-nos a mesma fonte, que pediu anonimato.
Contactado pelo nosso jornal, Filipe Soares não chegou a confirmar esta informação, apenas disse que "a Comissão Política está empenhada em encontrar uma solução forte e credível na sua candidatura à autarquia e os militantes do partido terão oportunidade de se pronunciar no plenário do dia 16 de Abril, às 21:00, na sede".
Continua na edição do Trevim 1146
Estratégias para o sector em debate na concelhia do PSD - O TURISMO COMO ALAVANCA DA ECONOMIA
JORGE M. ALEXANDRE
A CONCELHIA DO PSD ORGANIZOU NA SUA SEDE, MAIS UMA SESSÃO DO CICLO DE CONFERÊNCIAS “1ª 2ª FEIRA DO MÊS”, CURIOSAMENTE, A UMA QUINTA-FEIRA, DIA 2 DE ABRIL, DESTA VEZ DEDICADA AO TURISMO. UM CICLO DE ENCONTROS INFORMAIS QUE JUNTOU MEMBROS DO PARTIDO E EMPRESÁRIOS LOUSANENSES, PARA OUVIREM PEDRO MACHADO, PRESIDENTE DA ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO DO CENTRO (ERTC)
AS ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO DO TURISMO AO NÍVEL LOCAL E REGIONAL, A NOVA ENTIDADE DE PROMOÇÃO DO TURISMO E A REORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES PÚBLICAS REGIONAIS COM RESPONSABILIDADES NA ÁREA, E OS NÚMEROS DESTE SECTOR ESTIVERAM EM DESTAQUE, COM O OBJECTIVO DE FOMENTAR O DEBATE SOBRE NOVAS PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO DE UMA ACTIVIDADE COM GRANDE RELEVÂNCIA ECONÓMICA.
CONTINUA NA EDIÇÃO DO TREVIM 1146
GNR JÁ TEM DOIS SUSPEITOS DAS AGRESSÕES
Maria João Borges
Continua na edição do Trevim 1146
Técnicas da Aflopinhal desdramatizam situação no concelho - NEMÁTODO DO PINHEIRO: UM COMBATE DIÁRIO NA LUTA PELA FLORESTA
JORGE M. ALEXANDRE
O NEMÁTODO DA MADEIRA DO PINHEIRO É UM PROBLEMA FITOSSANITÁRIO QUE AFECTA AS ÁRVORES RESINOSAS E É CLASSIFICADO COMO UMA VERDADEIRA AMEAÇA DAS FLORESTAS. APÓS A IDENTIFICAÇÃO, EM ABRIL DE 2008, DE DOIS NOVOS FOCOS DESTA DOENÇA NA ZONA DO PINHAL DA REGIÃO CENTRO, NA LOUSÃ E EM ARGANIL, O GOVERNO DECIDIU AGIR COM GRANDE PRAGMATISMO. UM ANO DEPOIS, O TREVIM FALOU COM AS TÉCNICAS FLORESTAIS, TÂNIA ANTUNES E RITA RODRIGUES, DA ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DO PINHAL (AFLOPINHAL), PARA FAZER O PONTO DA SITUAÇÃO NO CONCELHO
APESAR DA IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA EM ABRIL DO ANO TRANSACTO, SÓ EM NOVEMBRO É QUE A PALAVRA NEMÁTODO PASSOU, VERDADEIRAMENTE, A FAZER PARTE DO VOCABULÁRIO LOUSANENSE, COM A PUBLICAÇÃO DE UM EDITAL A DELIMITAR NOVAS ÁREAS AFECTADAS PELA DOENÇA DO PINHEIRO BRAVO. DESTA FEITA, A ZONA AFECTADA JÁ NÃO PERTENCIA À FREGUESIA DA LOUSÃ, MAS SIM À FREGUESIA DE SERPINS E DAS GÂNDARAS.
CONTINUA NA EDIÇÃO DO TREVIM 1146